Desvendando o Impacto do Design Emocional no Marketing

  • 24 de agosto de 2023
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Fidelizar um cliente é uma das estratégias mais importantes e mais difíceis, isso porque, conquistar o coração do público nem sempre é simples, na verdade envolve diversas ações que começam com o marketing. Nesse texto a gente te explica um pouco mais o que é o tal do marketing de fidelização e como fazer ele dar certo para sua marca!

O que é a fidelização?

Nada mais é do que ganhar e manter a lealdade de um cliente, através de, principalmente, experiência e valor agregado a marca. Assim, o marketing vai ser o responsável por construir uma relação de confiança entre o consumidor e a empresa, fazendo com que esse cliente eventual se torne frequente e coloque a sua marca em primeiro lugar sempre que pensar no produto ou serviço que você vende. Além disso, o marketing ainda irá garantir que essa relação seja duradoura, pois mesmo após conquistar o coração do cliente, se sua marca não mantiver o vínculo, outra marca também poderá conseguir um espaço entre a sua empresa e o cliente.

Como conseguir fidelizar o cliente?

Existem diversas formas de fidelizar o cliente, e essas técnicas podem ser usadas em conjunto ou separadamente, dependendo do produto ou serviço que você oferece.

A primeira delas é incentivar a interação entre sua marca e o público, pois assim, o cliente vai sentir que a sua empresa realmente se preocupa com ele, além de ver que é fácil se comunicar com a marca. Também é importante lembrar que essa interação deve acontecer tanto nas redes sociais, como no atendimento online e presencial. Assim ele vai ter a mesma experiência mesmo nas diferentes versões da empresa.

Após conseguir se comunicar com o público, é importante saber usar essas informações adquiridas, pois assim, sua marca vai saber quem é o público, como ele se comunica, do que ele gosta e do que ele não gosta. Além disso, você pode ter maior contato com as necessidades reais do público, podendo criar um melhor posicionamento dependendo disso.

Você já deve ter percebido que a experiência é algo que conta muito na hora da fidelização, e sim! Essa é a peça-chave! Por isso é muito importante estar atento a qualidade do seu atendimento, pois quando você vende a imagem da marca, o atendimento que o público irá receber precisa estar de acordo, caso contrário o cliente irá se decepcionar e dificilmente vai voltar a buscar sua marca. Então, para isso, é importante ter uma equipe alinhada aos princípios da marca, além de uma estimulação constante e bonificações para aqueles colaboradores que realizam uma boa performance.

E não esqueça do bom e velho programa de fidelidade, ele ainda funciona, e muito bem! Descontos, recompensas, prêmios e promoções são muito uteis quando se fala em criar um laço com o cliente. Isso porque, depois do valor do produto, as pessoas irão sempre preferir marcas que oferecem algum tipo de benefício após a compra.

Por fim, sempre que possível, faça uma pesquisa de satisfação, assim você terá maior controle do que o cliente está realmente achando do seu produto, serviço, preço e atendimento.

Conseguir fidelizar um cliente pode não ser uma tarefa fácil, mas com um marketing de qualidade, aliado a boas ações, pode tornar esse objetivo muito mais palpável! Converse conosco para saber mais sobre o assunto!

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