Aqui na Planejar, um dos nossos maiores objetivos é inovar nessas estratégias. Essa vontade de trazer novidades tem conquistado espaço principalmente nos nossos planejamentos e criações que sempre levam propostas diferentes aos clientes. Como uma agência de comunicação, o nosso desafio é impactar o público e despertar os mais diversos sentimentos na clientela das empresas para as quais trabalhamos, afinal, a nossa área está diretamente ligada com a psicologia (conversaremos sobre isso nos próximos textos).

É pensando nisso que tentamos introduzir uma comunicação mais humanizada para todos os clientes. Sabemos que as mídias digitais, além de permitirem uma rápida comunicação e transformação de tendências, também possibilitaram uma aproximação entre empresas e o seu público através desse processo. Dessa forma, essa prática tem como objetivo gerar impactos e emoções na vida do público que acompanha determinada empresa, provocando uma sensação de bem-estar e acolhimento nos clientes para que eles se sintam à vontade no momento de buscar os serviços oferecidos.

Só que essa transformação das marcas, não está somente relacionada a criação de algum post ou no desenvolvimento de uma campanha, como muitas pessoas pensam (embora as campanhas planejadas sempre carreguem consigo muita autenticidade para representar os ideais da empresa). A humanização de marcas se faz muito presente na produção de fotos ou vídeos próprios, naquele story do cafezinho servido na hora, nos bastidores de uma gravação do dia a dia, ou até naquele mimo enviado aos clientes mais fiéis ao negócio, em forma de agradecimento. É desse jeito que incentivamos e aconselhamos os nossos clientes a investirem em cuidados com os seus próprios clientes, para que haja um elo mútuo de identificação e parceria.

Precisamos compreender que humanizar uma empresa está muito relacionada ao ato de provocar no público uma sensação de acolhimento, parceria e amizade, para que ele se sinta à vontade ao ponto de considerar sempre a empresa como sua primeira opção quando precisar de algum produto ou serviço. O foco de uma marca humanizada vai ser sempre totalmente voltado para o seu relacionamento com o público, entendendo suas necessidades e criando estratégias individualizadas para solucionar seus problemas.

Nós, da Planejar também buscamos humanizar a agência. Produzimos textos, fotos, vídeos e conteúdos multiplataformas afim de tentar ampliar o público e auxiliar nossos próprios clientes a produzirem os conteúdos do seu negócio. Além disso, estamos sempre em busca de particularidades que possam ser oferecidas e reconhecidas pelas empresas como o nosso diferencial, com foco em mostrar que a comunicação feita por nós é real, de pessoas para pessoas.

Um exemplo de comunicação humanizada é a Portal Imóveis, uma das nossas clientes mais antigas. Uma imobiliária conceituada na cidade, que atua há anos no ramo e participa ativamente da economia da região. O objetivo da comunicação da Portal é sempre mostrar aos seus clientes que ela não é apenas um setor comercial, mas também uma empresa parceira e disposta a oferecer os melhores produtos de sua cartela ao público.

E se ainda restaram dúvidas suas sobre humanização de marcas, convidamos você para acessar o nosso primeiro vídeo da série “Vida de Agência” publicado no Instagram da @planejarmkt. Lá, o Matheus fala um pouquinho sobre como ocorre o processo de humanizar a marca da Portal Imóveis.