Não é novidade que além de gerenciamento de redes, desenvolvimento de estratégias e produção de conteúdo, nós também realizamos sessões de fotos tanto para Campanhas como para banco de imagens juntamente dos clientes da agência. Entretanto, tem uma atividade muito importante que ocorre sempre no pós fotografia e muitas vezes pode passar despercebida por quem nos acompanha: a edição. É claro que no momento dos cliques, a Fernanda (responsável pela produção de fotos e vídeos) sempre se mantém atenta à iluminação, ângulo, poses e cenário, mas o tratamento natural das fotos é praticamente inevitável, até porque, fotos próprias sempre vão ser fonte de credibilidade para a empresa em questão.

Na maioria das vezes, o aplicativo utilizado para aplicação de filtros e cores é o LightRoom, disponível tanto para Android/IOS como para Sistema Windows. No pós edição, o programa utilizado é o Photoshop, ideal para correção de ambientes, ângulos, pele e demais detalhes da fotografia. Quanto ao momento de edição, a Fer adora separar um dia especialmente para cumprir essa demanda e editar todas as fotos que precisam do serviço, dando preferência para aquelas que possuem um prazo mais urgente e terão sua campanha lançada em breve. Ah, e nós também já compreendemos que a Fernanda adora se concentrar nesse momento da melhor forma possível: com muita música nos fones de ouvido. Segundo ela mesma, os ritmos são fontes de inspiração e fazem com que o serviço seja mais ágil e menos cansativo.

Quanto a aplicação de filtros e cores, trabalhamos muito com a intenção de cada cliente, mas a Fer, particularmente gosta muito dos tons quentes, pois eles acalentam e aproximam a foto de quem as visualiza. Separamos aqui um exemplo muito fiel, que foi a Campanha de Dia das Mães da Dapper Calçados. Trouxemos a ideia de que o amor de mãe é único e de que elas são tão especiais quanto um dia ensolarado de outono/inverno. Além disso, unimos esse plano com a montagem dos looks da coleção da estação, sempre com muito cuidado para não interferir na coloração das roupas, afinal, precisamos mostrar veracidade e transmitir credibilidade através das imagens.

A edição de fotos permite muita coisa porque com ela é possível trabalhar cada cor separadamente. Ela pode e deve ser uma grande aliada das empresas em suas estratégias de venda, e é por isso que na Planejar, nós gostamos muito de dedicar toda nossa atenção em momentos como esse.

Em casos de fotos de comida (que são as nossas preferidas rs) a ideia é sempre deixar as pessoas com água na boca só de visualizar aquela imagem. Por isso, a Fer prefere utilizar os tons mais quentes, aumentando a saturação dos ingredientes sem que o prato pareça artificial. Normalmente com esses clientes, nós montamos um roteiro dias antes da sessão com tudo aquilo que precisamos, como itens para a construção do cenário, panos, pratos que componham melhor a imagem, ingredientes e outros utensílios que possam ilustrar da melhor forma o que estamos fotografando.

Aqui, uma fotinho de uma sessão na pizzaria Sabor da Serra. Note como a composição da mesa fez toda a diferença no resultado final:

Segundo a Fernanda, é muito importante observar o redor da foto na hora da sessão. Etiquetas, placas, tomadas e outros itens indesejados são muitos comuns de aparecerem sem querer no momento. Dessa forma, ela gosta de analisar, mesmo que rapidamente, para já ir pensando em como corrigir aquilo no aplicativo/programa, diferente de ângulos, cores e filtros, que ela prefere utilizar da criatividade no momento da edição.

Por fim, salientamos a importância de investir em fotos próprias. Muito além do que permitirem um feed bonito, as fotos são essenciais para garantir a credibilidade do seu produto/serviço. Além de aproximar você dos seus clientes e humanizar a sua marca, elas transmitem a veracidade que o seu negócio precisa. Conte conosco para desenvolver as melhores estratégias para a sua empresa!