Criar uma marca é um dos primeiros passos de quem deseja empreender, afinal, ela será a porta de entrada do seu novo negócio. Uma marca, como o próprio nome já diz, deve ficar “marcada” na cabeça das pessoas. É por isso que a criação dela não envolve apenas o desenho de logo ou a criação da identidade visual para as redes sociais. O processo vai muito além disso e nós o separamos em um passo a passo para você entender melhor sobre o assunto.

Estratégia

Em suma, a marca é um conceito que envolve propósito, valores e visão. Comece se questionando os seguintes itens:

– Por que esse negócio existe?

– Qual seu diferencial?

– Como você ajuda o seu público?

Essas perguntas vão ajudar você a definir a essência da sua marca. Depois disso, você pode partir para os conceitos de visão e valores. O primeiro, nada mais representa do que os objetivos que você deseja alcançar com a sua marca, futuramente. Busque visualizar o “topo da montanha”, mas lembre-se de que um empreendedor deve estar sempre em constante atualizações e aprendizados para obter os melhores resultados.

Os valores são caracterizados por aquilo que sua empresa julga ser o “correto”. Ações e compromissos firmados diariamente que podem beneficiar tanto a estrutura interna do seu negócio como a comunidade que ele participa.

 

Design

            A sua voz é a sua marca. Por isso, os objetivos do seu negócio devem ser refletidos no design dela. Cores, formas geométricas, fontes e escrita: tudo deve estar perfeitamente alinhado estrategicamente para comunicar com precisão, consistência e harmonia (daí a importância de um bom publicitário ou designer no seu time de marketing).

Ah, vale lembrar também, que toda a identidade visual das suas redes sociais deve estar de acordo com a sua marca. Assim o cliente fará a associação com o serviço/produto quando estiver cara a cara com a sua marca.

 

Marketing de conteúdo

Relembrando um ponto importante que já citamos aqui: não basta um feed organizado, com uma identidade magnífica e posts sem conteúdo. Comunicar com qualidade é a chave do sucesso.

O público não quer textos longos e informações rasas ou clichês. Quem se conecta diariamente busca por objetividade, clareza e inovação nos conteúdos. Clientes querem ver os “bastidores” da sessão de fotos, o reels da equipe comemorando a meta batida e o vídeo do café sendo preparado (um jornalista é extremamente importante na hora de planejar os conteúdos).

As redes de comunicação serão sempre uma extensão da venda do seu produto/serviço, lembre-se disso.

A Planejar Marketing de resultados está preparada para encaras os desafios da comunicação do seu negócio. Converse conosco e solicite o seu orçamento.