Quem trabalha diretamente com criatividade sabe que às vezes bate aquele bloqueio criativo que simplesmente não deixa a gente ter uma nova ideia ou inspiração.

É inevitável. Todos que trabalham com criatividade, seja ela em forma de escrita, foto, vídeo ou conteúdo para as redes sociais, em algum momento vão experimentar uma falta de energia criativa e é aí que precisamos encontrar formas de fugir desse bloqueio.

Aqui na agência, a gente sempre fala que a criatividade pode surgir das conversas ou dos momentos mais inusitados. Estamos ali, falando de algo paralelo e quando vê já tem uma nova ideia surgindo.

Confira algumas dicas de como fugir do bloqueio criativo no dia a dia:

DESLIGUE AS DISTRAÇÕES

Somos bombardeados com informações diariamente e isso pode prejudicar nossa atenção e nos tornar menos produtivos. Quando se sentir assim, desligue os aparelhos eletrônicos e descanse sua mente por um tempo.

RELAXE SUA MENTE

Não se sinta culpado por descansar. Assim como seu corpo, sua mente também precisa relaxar para buscar novas inspirações. Se aquela demanda não está saindo do papel, tire um tempinho para fazer um café, organizar sua mesa e relaxar. Respire fundo e volte para a demanda quando estiver mais motivado.

NÃO FAÇA NADA COM PRESSA

Já diz o ditado: a pressa é inimiga da perfeição. Sempre que fizemos algo com pressa parece que ela não traz aquela sensação de dever cumprido. É importante ter planejamento e organização para que consigamos fazer as demandas com calma e da melhor forma.

DEIXE AS IDEIAS FLUÍREM

Não tenha medo de dar aquela viajada na hora de sugerir novas ideias. Deixe que seus pensamentos fluam mesmo que seja uma ideia absurda. Muitas vezes, é a partir dessas ideias malucas que conseguimos adaptar as coisas à nossa realidade.

BUSQUE NOVAS FONTES DE INSPIRAÇÃO

A rotina vai bater na sua porta, use isso para quebrar padrões. Quando pesquisamos muito tempo sobre um determinado assunto, ficamos limitados a uma mesma ideia, por isso busque novas fontes de inspiração.

OUÇA MÚSICAS

As músicas estão diretamente ligadas as nossas emoções e podem ser uma grande ferramenta para aliviar o estresse e levantar o humor. Nesse sentido, elas ajudam a limpar sua mente para que se concentre melhor, trazendo assim novas ideias.

SE POSSÍVEL, MUDE SEU LUGAR DE TRABALHO

A rotina em um escritório pode causar alguns bloqueios criativos, por isso se tiver a oportunidade varie seu lugar de trabalho, troque de sala ou de ambiente. Às vezes o que a gente precisa é só enxergar as coisas de um outro ângulo.

ENCONTRE O HORÁRIO QUE ESTÁ MAIS MOTIVADO

Há quem trabalhe melhor de manhã e outros a tarde. Encontre o momento que você tem mais facilidade e aproveite para se dedicar as atividades que exijam mais da sua criatividade. Suas ideias fluíram melhor assim.

CONVERSE E TROQUE IDEIAS

É sempre bom pensar em conjunto. Conversar com a equipe traz pontos de vistas diferentes que ajudam na construção das ideias e proporcionam mais inspirações no dia a dia. Outra pessoa pode dar aquela luz que faltava para sua ideia ser ainda melhor.

NÃO BUSQUE REFERÊNCIAS EM UM ÚNICO NICHO

Se você trabalha com conteúdo voltados para uma pizzaria, por exemplo, e só pesquisa sobre isso, vai limitar suas ideias. Que tal ampliar suas pesquisas para outros nichos, como restaurantes num geral ou assistir um filme que se passe na Itália para se inspirar? As ideias surgem de onde a gente menos espera, aposte nisso.

 

NAS HORAS DE LAZER:

ESTIMULE SUA CRIATIVIDADE COM A LITERATURA

A leitura estimula nosso cérebro, aprimora nosso vocabulário e auxilia para que a gente relaxe a mente. Ah, e não busque livros apenas sobre seu nicho de trabalho, às vezes uma leitura de fantasia, um suspense ou um romance clichê pode te ajudar bem mais a ter inspiração do que focar naquilo que você já tem conhecimento.

LIBERE ENDORFINA ATRAVÉS DOS JOGOS

Se sente frustrado com os problemas? Então tire um tempinho para jogar videogame no seu tempo livre. Os jogos liberam endorfinas que fazem o seu corpo se sentir melhor, despertam a criatividade e, principalmente, a habilidade para resolver problemas. Além de se divertir você estimula sua imaginação.

APRENDA ALGO NOVO SEMPRE QUE POSSÍVEL

Consuma materiais sobre diferentes assuntos, afinal é sempre tempo para aprender algo novo. Unir o que você já sabe, suas vivências e experiências com os novos aprendizados podem gerar grandes ideias. Aprenda com aquilo que você gosta de fazer, aprimore seus conhecimentos e se inspire.

AQUEÇA A MENTE COM UM CAFEZINHO

Quem trabalha em agência sabe que esse é um grande companheiro no dia a dia. Um cafezinho pode ajudar muito nos momentos criativos! Ele é perfeito para fazer você se sentir mais alerta e acender sua criatividade.

 

Esperamos que nossas dicas te ajudam a fugir dos inevitáveis bloqueios criativos e a construir novas ideias sempre que possível. A dica é sempre fugir do óbvio.