Com o avanço das plataformas digitais e o aumento significativo de usuários desses suportes, o termo “marketing” vem conquistando um espaço cada vez maior no meio virtual. Mesmo assim, nem todo mundo sabe definir o que é marketing e quais são as suas principais características. Por isso, já que hoje comemoramos o dia do Marketing, nós decidimos explicar de forma resumida o que ele significa para o meio em que estamos inseridos.

Em suma, o marketing abrange um conjunto de estratégias que permitem alcançar resultados significativos nos suportes digitais. Aqui na Planejar, por exemplo, todos os conteúdos publicados nas redes sociais são estrategicamente pensados e planejados para suprir as necessidades de cada cliente. Antes de iniciarmos o trabalho de redes, realizamos sempre um estudo sobre o público alvo de determinada empresa, para assim conhecer os clientes em potencial e seus interesses.

Outro ponto de grande relevância é entender que o marketing, sozinho, não faz milagres. É claro que investir em uma identidade visual original, manter um feed organizado e publicar regularmente sobre as soluções que a sua empresa pode te oferecer credibilidade no meio digital. Entretanto, o ideal é sempre alinhar um bom atendimento com um ponto de venda de referência e uma comunicação exemplar para obter números desejáveis.

Para entender sobre o marketing é necessário muito estudo, diferente do que a maioria das pessoas pensam. Conhecer sobre suas tendências, possuir bom pensamento criativo e analítico, dominar seus conceitos e apresentar a capacidade de fácil e rápida adaptação são apenas algumas das características de um bom “marketeiro”. Não basta saber apenas utilizar os programas de edição gráfica do computador. É preciso aprofundar estudos sobre as novas formas de atrair um público maior para as suas redes, buscar referências em livros, filmes, outros perfis de Instagram (seja de empresas, seja de influenciadores) e estar sempre atento às transformações cotidianas que ocorrem nesses suportes digitais. O mundo virtual muda muito mais rápido do que o mundo real, fique sempre ligado, pois as inspirações podem vir de muitos lugares.